Projeto Cacimbas - Desafio vencido

Parceria Belden e Anixter possibilita entrega de cabos especiais em tempo recorde ao Pólo Industrial de Cacimbas

Todo empreendimento requer componentes de alta tecnologia para atingir bons resultados durante sua construção e, principalmente, operação. Utilizar materiais e produtos de alta performance é uma das formas de realizar projetos extremamente eficientes, garantindo ainda segurança às pessoas que trabalham ou transitam nos locais da obra.

Pensando nisso, engenheiros do Pólo Industrial de Cacimbas da Petrobras – localizado no município de Linhares (ES), responsável por grande parte do processamento e tratamento de gás natural do País –, optaram por utilizar produtos que garantissem o desempenho operacional dos equipamentos instalados no local. Para vencer este desafio, a Belden foi a empresa escolhida para fornecer soluções de cabeamento para as fases II e III do projeto.

Iniciadas em 2002, as obras do Pólo Industrial compreendem três grandes estruturas: Unidade de Tratamento de Gás (UTGC); Unidade de Processamento de Gás Natural e uma unidade que interliga as duas plantas, dotada com equipamentos que realizam a transferência dos produtos tratados – gás, condensado de gás natural, GLP e gasolina.

Crédito: Sérgio Morita

Da esq. para a dir.: Henrique Mendes, da Engevix; Ricardo Fernandes, da Anixter; Valber Mascarenhas, da Belden, e Wilson Maciel, da Engevix

Em 2005, a empresa de engenharia Engevix, responsável pelo projeto e pela implantação de toda a infraestrutura de Cacimbas, iniciou a construção das fases I e II da UTGC e ainda neste ano de 2009 deverá finalizar as obras da fase III. Com a conclusão das obras, o Pólo de Cacimbas terá capacidade para processar 18 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural e 34 mil barris por dia de condensado de petróleo. Nesta última etapa, a construtora contou com a tecnologia e a qualidade dos produtos da Belden; ali foram aplicados três mil metros de cabos para inversores de frequência e cerca de 20 mil metros de cabos armados especiais para instrumentação Belden.


Dupla blindagem

Inversores de frequência são equipamentos que têm como função alterar a velocidade e o sentido de rotação de um motor. Os cabos que conectam estes aparelhos estão sujeitos a operar em ambientes agressivos, caracterizados por picos de alta tensão, altos níveis de ruído eletromagnético e outras condições adversas.

Mesmo nesta situação inóspita, com a utilização de cabos de potência adequados é possível alcançar uma operação segura e eficiente. Diferentemente dos cabos convencionais, os cabos para inversores de frequência Belden possuem dupla blindagem, o que impede que interferências e ruídos sejam causados pela liberação de sinais eletromagnéticos.

Por serem ideais para conectar equipamentos de alta potência, estes cabos foram utilizados em um inversor de frequência Siemens instalado na UTGC III do Pólo Industrial de Cacimbas. Atenta ao bom funcionamento de seu produto, a Siemens autorizou somente a utilização de cabos blindados e previamente homologados para este tipo de aplicação. “Optamos pelos cabos da Belden porque confiamos na eficiência dos produtos desta marca e porque eles atenderam as especificações exigidas pela Siemens, aspectos que outros produtos convencionais não atingiram”, pontua Henrique Mendes, coordenador de Projetos da Engevix.

Crédito: Site Constech

Pólo Industrial de Cacimbas, no Espírito Santo, é responsável por grande parte do processamento e tratamento de gás natural do País


Para Wilson Maciel, gerente de Suprimentos da Engevix, além da qualidade do produto, o atendimento prestado pela Belden, em conjunto com um de seus distribuidores autorizados Anixter, foi essencial para o sucesso da instalação. “Esta compra foi solicitada inesperadamente e, mesmo em um prazo crítico, a Belden e a Anixter conseguiram atender nossa necessidade”, comenta Maciel.

 

Superando expectativas

Com prazo de entrega reduzido e próximo do final do ano, o grande desafio foi encontrar um meio eficaz de disponibilizar os cabos para inversores de frequência em tempo recorde. Como cabos especiais geralmente não são oferecidos para pronta entrega, o cronograma de produção da fábrica da Belden no Canadá foi modificado para atender as necessidades da Engevix. “Este atendimento foi 100% diferenciado. Com o esforço conjunto da Belden e da Anixter, conseguimos entregar o produto final em aproximadamente 60 dias, um prazo considerado fora dos padrões para uma operação como esta”, explica Ricardo Fernandes, gerente de Contas da Anixter.

Profissionais de diversos departamentos de ambas as empresas participaram do processo. Além da qualidade do produto Belden, as áreas Comercial e de Logística da Anixter também exerceram papel fundamental para o sucesso do atendimento, tanto em relação ao transporte e armazenamento dos cabos quanto durante a negociação de prazos e custos. “Procuramos trabalhar sempre com os melhores fornecedores, e o atendimento da Belden e da Anixter foi excelente, principalmente em relação ao cumprimento de prazos e pós-venda”, comenta Maciel.

Para Valber Mascarenhas, manager da Belden Brasil, a escolha da Engevix pelos produtos Belden foi baseada em um conjunto de fatores. “Por oferecermos um excelente prazo de entrega com um preço competitivo, estarmos presentes no Brasil e contarmos com o ótimo trabalho de logística da Anixter, foi garantido o bom atendimento prestado à Engevix”, conclui.



 

Conheça o produto

Os cabos para inversores de frequência da Belden apresentam características ideais para instalações em ambientes industriais por apresentarem:

• Dupla blindagem

• Isolação em XLPE (polietileno reticulado), fornecendo maior estabilidade elétrica e melhor desempenho que o PVC, assim como menor capacitância, o que resulta em maiores distâncias de cabeamento; redução dos picos de tensão no terminal do motor; redução provável do efeito Corona; redução da amplitude das ondas estacionárias e aumento da eficiência da transferência de potência

• Capas em PVC para uso industrial resistentes à luz solar e à corrosão de lubrificantes

• Condutores de cobre estanhado supermultifilares, que oferecem maior flexibilidade e resistência à vibração

Projeto Cacimbas - Desafio vencido

Siga-nos:

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Twitter Icon

Copyright ©2018 BELDEN BRASIL. Todos os direitos reservados.